Ser Professor...de Português

Ser Professor...de Português: Especificidades da Formação dos Professores de Língua Materna.

Autora: Susana Mira Leal - Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores

Saber falar e saber comunicar é a competência basilar que cada indivíduo deverá ter enquanto membro de uma sociedade e, para que seja um utilizador proficiente da sua língua, a escola tem um papel preponderante no desenvolvimento desta competência.
Apesar de todas as áreas curriculares serem importantes nesta formação, está destinado à área de Língua Portuguesa (Ensino Básico) e ao Português (Ensino Secundário) a promoção da aprendizagem da língua. Assim, os professores que as leccionam deverão ter outro tipo de especificidades na sua formação.

Segundo Francine Cicurel, existem três formas diferentes de tratar a língu: uma que toca à parte metalinguística da aula de língua, em que a língua se institui como ela própria objecto de estudo e análise e a língua enquanto meio comunicativo na recepção e comunicação e enunciados verbais. Quanto à terceira, relaciona-se com a didáctica da aula onde a língua aparece como meio de interacção entre os alunos e professor para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da própria língua.

O professor de Português distingue-se dos seus colegas por ser o único que produz e reproduz a sua competência falante, a sua capacidade de observar, descrever e interpretar. Assim, tem de estar altamente informado sobre todos os campos da Língua, de modo a ser um utilizador proficiente da mesma, assim como um utilizador consciente de estratégias de ensino. Deste modo, reconhece que está a formar leitores fluentes, competentes e críticos, treinando-os tendo em conta os valores individuais.

Como não se pode ensinar uma língua desconhecendo como se ensina, os professores de Português deverão ter uma formação que promova a análise e reflexão sobre os objectivos específicos da sua função, actuando didacticamente.


"A formação inicial cumpre em todo o processo uma função fundamentante do quadro de 
crenças, valores e atitudes profissionais dos  professores e a escola proporciona contextos e 
facilita processos de desenvolvimento do professor no diálogo entre a sua individualidade e 
autonomia e as características e especificidades dos contextos e culturas escolares, num 
percurso alimentado por uma prática de intensa reflexão crítica e continuada actualização 
científico-pedagógica." Susana Leal